Hoje, perante as circunstâncias, somos obrigados a aceitar o isolamento social para o nosso próprio bem e sobrevivência. Este isolamento tem consequências individuais mas também colectivas, com dimensões físicas, psicológicas, sociais, económicas, e culturais.
O projecto 4Cs, do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), entende a arte e a cultura precisamente como ferramentas de análise destas dimensões mas também enquanto espaço de encontro e de participação no mundo no qual vivemos. E este mundo está a mudar a uma velocidade que é quase impossível de apreender e de processar. Muitos de nós podemos usufruir do privilégio de parar para reflectir no conforto do silêncio que construímos. Mas, para tantos outros de nós, parar e estar em silêncio não é uma opção porque qualquer interregno de actividade significa ausência de rendimento e consequências práticas que daí advêm.
Durante o mês de abril, enquanto estamos privados de ver as traduções materiais da arte no mundo físico, convidámos quatro artistas e quatro curadores a reflectir e a agir na imatéria do espaço virtual do 4Cs sobre o momento actual. Todas as semanas, um artista (Jabulani Maseko; Joana Patrão; Cristina Mejias; Gregor Graf) e um curador (Sofia Steinvorth; Maria Eduarda Duarte; Andreia César; Teresa Pinheiro) vão partilhar as suas reflexões numa construção colectiva de um lugar de solidariedade e de convívio.
Estão todos convidados a parar. E a agir. Cada um no ritmo que pode e que decide tomar.