“Um curso único”: o início de uma jornada de crescimento e descobertas

Quinta-feira, December 14, 2023 - 18:30

São dias de felicidade e de novidade para os novos estudantes da Católica que continuam a chegar ao campus. Ao conhecer os colegas, professores e a faculdade onde passarão os próximos anos, as alunas Mariana, Marta e Mariana contam-nos que esperam “crescer” e “fazer boas amizades”.

Escolheram a Faculdade de Ciências Humanas (FCH) para estudar Línguas Estrangeiras Aplicadas, que descrevem como “um curso único em Portugal, com vertentes diferentes dos outros”.

Marta reconhece que o curso “tem disciplinas abrangentes”, o que proporciona “mais oportunidades”, incluindo “estudar no estrangeiro”, algo que as três colegas já estão a planear. Sonham com um semestre de Erasmus em Milão, ou talvez na Holanda, na esperança de “ter um maior conhecimento sobre o mundo e as outras culturas”.

Ainda é cedo para pensar numa carreira, mas não fecham as portas ao Marketing ou às Relações-Públicas, áreas que pretendem aprofundar, não fosse esta uma faculdade inter e multidisciplinar que conta com seis diferentes licenciaturas, nove mestrados e seis doutoramentos.

“Aqui vão conseguir desenvolver competências verdadeiramente transformadoras”, referiu o Diretor da FCH, Nelson Ribeiro, na cerimónia de boas-vindas no dia 1 de setembro, destacando “a criatividade e o pensamento crítico”.

O Diretor revelou também que, neste novo ano letivo, chegam à FCH “alunos de 56 países diferentes, num total de 420 estudantes estrangeiros, um número recorde”. A estes juntam-se mais de 300 alunos em programas de mobilidade nesta faculdade.

Também presente na cerimónia, o Vice-Reitor Peter Hanenberg congratulou os novos alunos pela “decisão corajosa” que é começar um curso universitário. “A produção do saber e do conhecimento é a vocação própria da universidade, e optar por fazer parte da universidade é optar por fazer parte da produção de conhecimento”, afirmou.