Madalena Afoito “o melhor da vida é contribuir para a felicidade dos outros”

Terça-feira, Fevereiro 20, 2024 - 13:08

Trabalhadora e sonhadora, Madalena Afoito, de 21 anos, acredita “que o melhor da vida é contribuir diariamente para a felicidade dos outros”. Com essa máxima, escolheu estudar Serviço Social na Católica. “Fui atrás do sonho de exercer uma profissão que me permitisse contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, conta.

“Sou uma pessoa muito sonhadora no sentido da procura e do acreditar que é possível, por isso escolhi formar-me em serviço social e estagiar em contexto escolar, precisamente por ser um contexto onde o papel do assistente social é mais necessário”, explica a jovem recém-graduada.

Para concretizar os seus sonhos, elegeu a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica pelo “prestígio da faculdade no mercado de trabalho, pela excelência do corpo de docentes e pela possibilidade de estagiar cerca de um ano e meio.”

3 anos e meio volvidos, é com saudade que recorda este caminho. “O estágio que realizei no Agrupamento de Escolas da Damaia é, sem dúvida, um dos momentos que levo para sempre comigo,” partilha. Mas ficou-lhe também marcada a conquista da bolsa de mérito e a experiência de “embaixadora de curso”, que lhe permitiu “vestir verdadeiramente a camisola e representar a FCH-Católica, que foi casa e porto de abrigo.”

Com os olhos postos no futuro, Madalena, já a frequentar a Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia Positiva da Universidade Católica, afirma: “o meu sonho é trabalhar diariamente para melhorar o mundo que me rodeia, contribuindo para a afirmação e reconhecimento da profissão de assistente social.”

Para a jovem “quando se fala em Serviço Social, fala-se inevitavelmente em Justiça Social como um dos valores que guia diariamente a intervenção dos assistentes sociais.” Assim, no Dia Mundial da Justiça Social, Madalena sublinha a importância destes profissionais cuja missão é eliminar os “obstáculos que dificultam o acesso das pessoas aos seus direitos.”

Segundo Madalena “a igualdade de oportunidades, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos são centrais ao serviço social.” É com o objetivo de defender estes valores que inicia em março “um estágio profissional enquanto técnica pedagógica no Sporting Clube de Portugal.”

Neste contexto, irá trabalhar “com os jovens atletas do futebol de formação na Academia Cristiano Ronaldo, no que diz respeito à conciliação entre a escola, a família e os treinos.” Entusiasmada pelo início deste novo desafio, a jovem sonhadora explica: “serei a ponte entre todas as partes para garantir que os jovens futebolistas concluem o seu percurso e realizam o seu sonho.”