
O conceito «captured media» tem sido utilizado para designar o sistema dos media em países que transitaram de regimes autoritários para regimes democráticos no final do século XX. Apesar de se tratar de uma realidade que está longe de assumir contornos idênticos, o facto é que as várias democracias jovens têm, de um modo geral, sentido dificuldades na construção de ecossistemas mediáticos fortes e independentes, sendo, ainda hoje, o dia a dia das redações marcado por uma sujeição a situações de autocensura e a pressões tanto de caráter político como económico.
O principal intuito desta conferência internacional é discutir como os sistemas mediáticos têm evoluído desde o estabelecimento da democracia e refletir sobre o modo como as instituições jornalísticas e de media são co-geridas por estruturas políticas e económicas nos países onde não se encontra uma tradição robusta no que respeita à liberdade de imprensa e às garantias fundamentais dos cidadãos.
O evento será organizado pelo CECC em cooperação com o projeto intitulado «The Media System and Journalism Culture in Bulgaria (A Study in the Light of the Three Models of Media – Politics Relations by Hallin and Mancini)», desenvolvido sob a égide da Veliko Tarnovo University St. Cyril e St. Medhodius e financiado pelo Fundo Nacional da Bulgária para a Ciência (The Bulgarian National Science Fund - BNSF).
Informações mais detalhadas sobre os processos de candidatura e de inscrição estão disponíveis aqui.