1.1. Modelo transacional sistémico

6h / Português

Os casais confrontam-se com stressores diversificados - minor ou major, quotidianos ou imprevisíveis – com potencial impacto no seu bem-estar individual e conjugal. Para compreender o stresse diádicos, Bodenmann (1995) desenvolveu o modelo transacional sistémico (MTS), amplamente estudado e validado em diversos países e contextos. Considerando a elevada taxa de divórcios em Portugal (~70%) - para além das ruturas conjugais não formalmente registadas - , e os custos associados à quebra de relações significativas para indivíduos, famílias, instituições e comunidade, esta área é relevante para psicólogos que trabalhem com pessoas adultas e casais.

Docentes

Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra, é desde 2017 Professora Auxiliar Convidada na FCH-UCP e desde 2020…