Descrição do Programa

As organizações operam num sistema financeiro cada vez mais concorrencial, momentâneo, complexo e imprevisível, gerido por leis e regras específicas, mas cada vez mais condicionado por influências geopolíticas, pela dispersão geográfica do capital, multiplicidade de veículos de investimento, pela abundância da informação e pela profusão de canais para a sua veiculação, nomeadamente em ambiente digital.

A fragmentação dos canais de difusão de informação, a especialização dos meios de comunicação social e a complexidade dos instrumentos de formação da opinião pública implicam exigências adicionais no que toca à Comunicação Financeira.

Por outro lado, os investidores, os acionistas, a banca, os reguladores, os fundos de investimento, o capital de risco entre tantos outros, exigem uma atenção particular e diferenciada ao nível da Comunicação Financeira das Organizações, quer pelos impactos que tem no próprio mercado quer junto do grande público.

Ao enfatizar o papel da comunicação no sistema financeiro organizacional – um domínio predominantemente quantitativo, mas na sua essência produto da interação e interpretação humana –, a Pós-Graduação em Comunicação Financeira pretende dotar profissionais de competências sólidas que lhes permitam dar resposta a estas exigências e assim afirmarem a reputação e credibilidade das Organizações no sistema financeiro, enquanto contribuem para o alcance dos objetivos de negócio.

Nesse sentido a Pós-Graduação está organizada em 4 componentes, do geral para o particular. Numa primeira componente os formandos serão expostos aos fundamentos da comunicação e de temas financeiros, com introdução a conceitos como comunicação, governance e propósito, stakeholders e sistema financeiro. Na segunda componente pretende-se capacitar os alunos de competências que ampliem a sua eficácia comunicacional explorando temas como influência, storytelling, oralidade, literacia financeira, entre outros. As últimas componentes exploram a estratégia, plano e execução da Comunicação Financeira. A Pós-Graduação conclui com um trabalho final que pretende encorajar os formandos à aplicação dos conteúdos programáticos apreendidos e que se sustente nos objetivos definidos na Pós-Graduação.