Press News & Events

Formações inovadoras

Sexta-feira, Junho 21, 2024 - 01:00
Executive Digest Online

Nuno Brandão, coordenador da Escola de Pós-Gradução e Formação Avançada da FCH-Católica, revela à Executive Digest as novas tendências formativas e como podem ser uma oportunidade face aos desafios da liderança.

Que tendências de oferta e procura estão agora a ser introduzidas nos programas de formação avançada? Vai haver novidades para o segundo semestre do ano tendo em vista os desafios actuais do mercado e dos profissionais? Nos tempos que vivemos, temos vindo a assistir a diversas mudanças nas estruturas organizacionais e dos processos de trabalho, muito derivado da introdução de novas tecnologias, como a inteligência artificial, por exemplo. Até porque, se é verdade que estas novas tecnologias ajudarão os profissionais a ter uma melhor produtividade, eliminando inclusive algumas das tarefas mais repetitivas, também é certo que as novas tecnologias necessitarão sempre dos humanos para as ir balizando e adequando às necessidades de cada organização. Neste sentido, temos várias pós-graduações novas, que irão ter início agora no segundo semestre do ano e início do próximo ano lectivo, como é o caso da pós-graduação em Comunicação e Inteligência Artificial, com o objectivo principal de formar profissionais capazes de entender o impacto da IA nas organizações em geral, as suas capacidades e potencialidades, oportunidades e desafios, em especial na comunicação interna e externa da organização. Por outro lado, e acompanhando a evolução de assuntos que têm vindo a tornar-se prementes e prioritários na população e nas organizações, destacamos as questões relacionadas com Ambiente e Sustentabilidade ou Responsabilidade Social. Neste sentido, lançaremos também no início do ano lectivo a segunda edição da pós-graduação em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. A Saúde é também um tema actual, assim como a manutenção de sistemas de saúde e a formação/ educação para a saúde. Lançaremos uma nova edição da pós-graduação em Comunicação da Saúde, agora com um programa actualizado, no sentido de contribuir também para uma maior literacia do sector em Portugal. Seguindo no tema da comunicação, que é, sem dúvida, uma das áreas em que a evolução é constante, teremos também diversos programas avançados, dirigidos a profissionais do sector, que pretendam adquirir conhecimentos especializados em áreas específicas, como o Programa Avançado em Jornalismo Televisivo ou a Pós-Graduação em Social Brands, Comunicação Estratégica, ou mesmo o programa avançado em Comunicação e Marketing de Influência, para responder aos actuais desafios da comunicação digital por parte das marcas. São, para já e no total, 12 programas de pós-graduação ou avançados, nas áreas da Comunicação, Psicologia e Recursos Humanos, que entram no portefólio da Faculdade já a partir de Outubro de 2024.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, pós-graduações & formação de executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 218) da Executive Digest.