Vasco Sousa Cotovio, alumnus da FCH, recebe Emmy pela investigação “Maduro’s Blood Gold”

Quinta-feira, Janeiro 28, 2021 - 18:38

Vasco Sousa Cotovio, produtor da CNN e alumnus da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural'10 da FCH, foi galardoado com um Emmy pela investigação Maduro’s Blood Gold.

O prémio foi atribuído na categoria “Outstanding Business, Consumer or Economic Report” na 41.ª cerimónia anual dos The News & Documentary Emmy Awards, que promovem a excelência no jornalismo televisivo.

"A investigação partiu de uma ideia que tive depois da minha primeira visita à Venezuela em janeiro de 2019. Partilhei-a com a Isa Soares, colega portuguesa da CNN, e pouco tempo depois tinhamos uma equipa que esteve durante vários meses a fazer investigação à distância, a estabelecer contactos, a agendar entrevistas, tendo depois sido possível ir para a Venezuela à procura das peças do puzzle que nos faltavam e filmar a reportagem" explica Vasco Sousa Cotovio. "Nesta investigação, investimos cerca de seis meses, e no final conseguimos ligar o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, bem como alguns dos seus aliados mais próximos, aos grupos de criminosos que controlam a exploração e o tráfico de ouro (e outros minerais preciosos) no sul do país. A exploração sem critério e escrúpulos, não só em relação ao meio ambiente, como dos homens e mulheres que trabalham nesta região, é feita à revelia do povo Venezuelano, que acaba por não tirar proveito de um minério que lhe pertence." acrescenta.

Em relação à nomeação e consequente galardoação, Vasco Sousa Cotovio diz que "este é um prémio incrível que nos deixa duplamente satisfeitos: em primeiro lugar pelo reconhecimento do tempo e esforço que dedicámos a este trabalho mas, sobretudo, porque nos permite novamente chamar a atenção para esta problemática e para a crise que se vive actualmente na Venezuela. Do ponto de vista pessoal, é um culminar de cerca de seis anos a trabalhar e a aprender com a equipa incrível que a CNN tem em Londres." finaliza.

Parabéns Vasco!