Bárbara Mourão Sacur

Generic Bio

Mestre em Avaliação Psicológica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra, licenciada em Psicologia, pela FPCE da Universidade de Lisboa e diplomada no Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública, pelo Instituto Nacional de Administração, I.P. – INA.

Atualmente é assessora de Psicologia no Gabinete de Apoio aos Magistrados Judiciais do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Desde 2019 é coordenadora da Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens e desde 2021 é investigadora do CRC-W, Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing.

Entre 2017 e 2022 foi técnica superior do Instituto da Segurança Social, I.P., no Departamento de Desenvolvimento Social, integrando o Gabinete de Apoio Técnico ao Conselho Nacional para a Adoção e a equipa técnica da Autoridade Central para a Adoção Internacional. Entre 2009 e 2016 coordenou projetos de intervenção social e de educação numa autarquia local da cidade de Lisboa, dirigidos a crianças, jovens e famílias em risco.

Foi monitora na FPCE da Universidade de Lisboa, entre 2005 e 2008, e em 2009 foi docente na licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget.

É autora de artigos científicos e capítulos de livros sobre os direitos das crianças, o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens e a avaliação de programas de prevenção.