Encontro "Ensino de Línguas Estrangeiras na FCH"

Quarta, Novembro 18, 2020 - 17:30

Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa

LisboaLisboa1649-023
Ver localização

Como ensinar uma língua estrangeira remotamente? Como é que o digital pode ser um complemento eficaz do presencial? Que desafios se colocam à aprendizagem das competências e da interação comunicativa em contexto virtual? E como se podem testar de forma justa essas competências?

A pandemia que nos acompanha desde março levou a uma mudança brusca de formas de ensinar e aprender. De um momento para o outro, alunos e professores viram a necessidade de se adaptar ao ensino a distância. A necessidade de maior digitalização no ensino já se vinha sentindo e existiam também formatos bem sucedidos de ensino a distância. As circunstâncias apenas aceleraram o processo e radicalizaram a resposta.

Rapidamente surgiram webinars temáticos de partilha de conhecimento metodológico, instrumentos e ferramentas várias e de práticas concretas em contexto de ensino. Subitamente, a didática no ensino superior assumiu uma posição central. E o decorrer do segundo semestre confirmou uma capacidade de adaptação e inovação que certamente não terminará com a pandemia.

Para o ensino e aprendizagem de línguas, esta situação lançou questões específicas: Como aprender eficazmente uma língua para a vir a usar numa pluralidade de contextos de comunicação, se vemos estes últimos reduzidos a comunicação a distância? Como manter a motivação e a atenção de quem aprende uma língua estrangeira num formato digital? Como manter um espaço social, importante na aprendizagem de uma língua, se apenas o ambiente virtual está disponível? Como planear uma aula com diferentes tarefas e formatos? Que materiais estão disponíveis e como os podemos usar eficazmente e não como diversão ou interlúdio?

A partir destas interrogações, mas também do património de conhecimento e experiência dos docentes que todos os dias ensinam várias línguas estrangeiras no campus, a FCH organiza um encontro e formação, com o objetivo de partilhar exemplos de boas práticas e ideias e materiais concretos que podem inspirar outros colegas na sua prática de ensino, presencial e a distância.

Três colegas que lecionam, respetivamente, inglês, alemão e espanhol apresentarão três recursos e exemplos de tarefas e atividades com estes instrumentos nas aulas das línguas que ensinam.

A sessão, que acontece no dia 18 de novembro pelas 17h30, decorrerá num formato misto: presencialmente, na sala 122, e a distância por Zoom. A formação é exclusiva para docentes de línguas da FCH.