Filosofia Social e Política

5 ECTS / Semestral / Português

Esta unidade curricular propõe-se oferecer uma clarificação crítica de e uma reflexão sobre os problemas fundamentais da vida política. Os alunos deverão entender que o que distingue a filosofia política é a sua preocupação, em termos prescritivos e valorativos, com justificações, valores, virtudes, ideais, direitos e obrigações – em resumo, a sua preocupação quanto ao modo como as sociedades se devem constituir, quanto ao modo de justificação de políticas e de instituições, e quanto ao modo como os homens se devem comportar no espaço público. No final do semestre, os alunos deverão poder responder ao seguinte tipo de questões:
1) Que é que caracteriza uma ordem política justificada e legítima?
2) Que é que justifica e legitima uma ordem política democrática?
3) Quais são as mais importantes e razoáveis teorias da justiça e de que forma a justiça se relaciona com direitos, obrigações, virtudes, liberdades, democracia, e outros conceitos de filosofia política?
4) De que forma pode uma sociedade justa reconstruir formas de participação política, a relação com o ambiente e a relação com a ordem global?
5) Como devem os cidadãos agir quando a ordem política não corresponde ao ideal que a justifica?

Professor Auxiliar
Professor da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e membro da Direção do Centro de Estudos de Filosofia (CEFi), da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado e…