Metodologia


Recorre-se a métodos expositivos, demonstrativos e ativos. Pretende-se que os alunos desenvolvam aptidões e atitudes coerentes com o perfil de mediador familiar, pelo que terão oportunidade de participar em dinâmicas de grupo, brainstorming, e simulação de processos e/ou fases de mediação (de modo a que todos possam experienciar as funções de mediador, mediado, co-mediador e partes envolvidas no conflito.



Avaliação
 

A avaliação da parte curricular será contínua (50%) e conjugada com a elaboração de um trabalho escrito (50%) em cada um dos módulos. 

O plano de estudos inclui ainda a realização de um estágio, que se concretiza através da realização/acompanhamento de pelo menos dois processos de mediação completos. O estágio terá a supervisão de um mediador do SMF e será acompanhado pela coordenação do Curso. Constituem elementos de avaliação desta componente do curso os pareceres dos responsáveis técnicos pela orientação e o relatório final de estágio realizado pelo formando.

A classificação final do curso consiste na média de todos os módulos da parte curricular e do estágio, sendo expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações (Escala ECTS). À aprovação no Curso corresponde a atribuição de 24 créditos.

Contactos

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060