Com vista a incrementar a eficácia da comunicação de profissionais em contextos de saúde, a pós-graduação de “Comunicação em Saúde Pública” terá como objetivo geral:

Desenvolver competências de desenho e implementação de estratégias eficazes de comunicação com base na escolha de conteúdos, formatos e canais de comunicação customizados, i.e. adaptados às caraterísticas e motivações dos cidadãos.

Como objetivos específicos a alcançar, consideram-se os seguintes:

1. Desenvolvimento de competências de desenho e implementação de estratégias eficazes de comunicação adaptadas ao contexto de comunicação: situação de rotina vs. situação de crise;

2. Desenvolvimento de competências de desenho e implementação de estratégias eficazes de comunicação adaptadas à audiência: métodos e ferramentas de diagnóstico de capacidades, vulnerabilidades, motivações, emoções, literacia e numeracia em saúde;

3. Desenvolvimento de competências de escolha de formatos e canais de comunicação eficazes: Novos formatos, plataformas e tecnologias de informação e comunicação em saúde e novas estratégias de comunicação de ciência em saúde;

4. Desenvolvimento de competências de desenvolvimento, avaliação da eficácia e impacto de ações e materiais: comunicação e mudança comportamental baseada na evidência.

De forma a alcançar estes objetivos, nos vários módulos da Pós-Graduação, serão abordados vários temas de saúde pública, com particular ênfase naqueles que fazem parte da missão e objetivos de entidades com as quais a FCH-UCP estabeleceu protocolos de colaboração científico-pedagógica, de que são exemplo:

• Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
  • Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)
  • Direção Geral de Saúde (DGS)

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt