Área Científica de Ciências Psico-Pedagógicas

A Área Científica de Ciências Psicopedagógicas herda um histórico substancial, materializado na graduação de centenas de estudantes em mestrados de natureza variada, mas todos eles ancorados no domínio dos estudos em Ciências da Educação.

Atualmente, a área científica tem como público preferencial os docentes dos ensinos básico e secundário que procuram atualizar e melhorar as suas competências profissionais.

A oferta formativa que apresentamos visa aumentar as competências dos docentes no pressuposto que uma boa e sólida formação pedagógica contribuirá para o sucesso dos alunos que cada um tem a jusante, na sua atividade diária. Os cursos têm um desenho flexível e pluridisciplinar, onde, para além dos conteúdos científicos próprios, são disponibilizadas unidades curriculares sobre Metodologias de Investigação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta diversidade, apontando para saberes múltiplos e essenciais ao viver e trabalhar no século XXI, tem constituído uma das chaves essenciais do seu sucesso. Talvez por isso, nos nossos cursos, contamos com um número significativo de inscritos que têm atividades que não as de docente.

Os docentes da área têm atuado no domínio dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), como peritos e consultores, onde existe uma cooperação estreita com a Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

Os docentes têm desenvolvido atividade de investigação publicada em revistas nacionais e estrangeiras de referência, nas áreas da Informática Educacional, Administração Escolar e Educação de Infância.