Ana Teles de Carvalho

Diretora Técnica Centro de Acolhimento Temporário

“Os conhecimentos dos docentes, a capacidade com que transmitiram as suas experiências e os seus conhecimentos de forma tão autêntica e apaixonada, faz-nos querer (ainda mais!) esta área.”

Dina Paulino

Professora e Coordenadora
Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”

“Enquanto professora em escolas públicas há 20 anos, senti necessidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens. A falta de formação nesta área de todos os profissionais que trabalham em entidades com competência em matéria de infância e juventude é grave.

Como Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Lisboa, onde trabalhamos na área da prevenção dos comportamentos de risco nas escolas públicas e nos Centros Educativos, senti necessidade de investir nesta área, de procurar, de aprender mais, de forma a dar resposta a muitas perguntas que tinha.

Esta Pós-Graduação veio-me preencher e dar as respostas que ansiava. Hoje sinto-me mais capaz de ajudar tanto os profissionais que me rodeiam como promover a proteção das crianças e jovens nas nossas escolas.”

Luísa Seabra

Assistente Social
Fundação do Gil

“A frequência da Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens foi extremamente enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal.

No que toca ao meu percurso profissional, vinha sentindo a necessidade de consolidar e sistematizar alguns dos conhecimentos que tenho vindo a adquirir ao longo dos últimos anos de intervenção e acompanhamento a crianças, jovens e suas famílias. A frequência deste curso deu-me oportunidade de alcançar não apenas estes objetivos, como me permitiu ter acesso a novas ferramentas e abordagens inovadoras sobre vários temas prementes na área, tornando possível que, enquanto profissional, possa estar atualmente mais preparada na procura de soluções no âmbito dos projetos de vida das crianças em acolhimento.

Para além disso, o acesso a outras realidades dentro da área da Infância e Juventude e a partilha de experiências com outros profissionais, permitiu-me colocar em perspetiva alguns procedimentos e práticas que, enquanto profissional integrada numa estrutura própria, vim assimilando.

Tudo isto foi possível devido à excelente sistematização, organização e planificação dos conteúdos programáticos do curso, assim como ao elenco de docentes de referência, dotados de uma vasta experiência, teórica e prática, na área da proteção de crianças e jovens.”

Sara Silva

Educadora Social
Casa Pia de Lisboa

"Sou Educadora Social desde 2013. Desde esse ano exerci funções num infantário, numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e atualmente encontro-me a trabalhar como Educadora Social numa Casa de Acolhimento.

Ao longo do meu percurso profissional senti necessidade de aprender mais e de adquirir novos conhecimentos. Neste sentido, surgiu a oportunidade de frequentar a primeira edição da Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, relacionada com a minha área.

Considerei que a Pós-Graduação me proporcionou na vida pessoal e profissional a aquisição de novos conhecimentos, novas formas e estratégias de aplicação no trabalho e uma visão alargada do leque de oportunidades profissionais em diversos setores dentro do sistema. Foram aulas desafiantes com uma partilha constante de experiências não só dos docentes, mas também dos colegas que trabalham em diversos contextos."

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt