Formação Avançada em Teletrabalho, Comunicação e Mudança nas Organizações

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School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 217 214 060

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1.ª EDIÇÃO
Início: 19 de fevereiro de 2021


Candidaturas:
1.ª fase: até 8 de janeiro de 2021
2.ª fase: 9 de janeiro a 12 de fevereiro de 2021


Horário:
6.ªs feiras - 18h30 às 21h30
sábados - 10h00 às 13h00

Calendário


Duração do programa:
75 horas presenciais

Program Description


A pandemia Covid-19 tem atuado como um motor de transformação digital para as organizações. Face à obrigatoriedade de confinamento que vigorou entre março e maio de 2020, a um progressivo desconfinamento que não chegou a atingir os níveis pré-pandémicos de atividade económica e à possibilidade de um reforço das restrições na sequência de uma possível segunda vaga, as organizações enfrentam não só um processo de gestão de crise temporária, mas um processo de profunda mudança organizacional.

Devido à pandemia, as organizações foram obrigadas a, num espaço curtíssimo de tempo, adaptarem-se, reinventarem-se, sobreviverem. Atualmente, já numa fase de desconfinamento e retoma, é pertinente e urgente refletir sobre as vantagens e desvantagens de algumas dessas mudanças, sobre o que vale a pena manter e o que é necessário mudar, bem como apostar na formação para que as mudanças mais promissoras possam ser implementadas de modo sustentado e eficaz.

Embora estas mudanças tenham sido inicialmente despoletadas por uma situação imprevista, e, portanto, reativas, podem ser olhadas como uma oportunidade para melhorar processos organizacionais – internos e externos -, para integrar o teletrabalho (ou conceitos mais recentes, como o home office, ou trabalho remoto e o officeless) no funcionamento regular das organizações e para promover a felicidade organizacional, proporcionando aos colaboradores condições de trabalho mais motivadoras, mais saudáveis e mais produtivas.

A Formação Avançada em Teletrabalho, Comunicação e Mudança nas Organizações pretende que os formandos se tornem impulsionadores da mudança organizacional, liderando as suas organizações numa evolução de um estado “Pós-Covid-19”, para uma melhoria significativa na comunicação, nos processos de trabalho e na felicidade organizacional.  Dessa forma, poderá alcançar-se um novo modelo organizacional que será a “melhor” versão da organização para os seus diferentes stakeholders.

O curso está desenhado em torno da gestão da mudança organizacional, tendo como principais áreas a comunicação, soluções diversificadas de trabalho (parcialmente) remoto e flexível e o redesenho de produtos e serviços, em função de tendências pós-pandémicas relevantes. O curso pretende, assim, ser um motor para a liderança em situação de mudança, tendo como finalidades últimas o sucesso da organização e a felicidade dos seus colaboradores. As tecnologias digitais são um tema transversal ao curso, como infraestrutura essencial da transformação digital das organizações.