Formação Avançada em Jornalismo e Religiões

Duração do programa:
51 horas presenciais

Program Description

O lugar das instituições e dos agentes religiosos no espaço público encontra-se em processo de constante transformação, articulando-se com alterações globais em curso. Nas suas dimensões internas, diferentes manifestações e formas de organização, as religiões têm sido objeto de múltiplas representações mediáticas. Mostra-se determinante, por parte dos profissionais do setor, nomeadamente dos jornalistas, conhecer melhor as suas características e linguagens próprias, garantindo uma preparação adequada para o desenvolvimento de abordagens jornalísticas coerentes e conhecedoras das especificidades das diferentes comunidades religiosas.

Este conjunto de tópicos constitui o foco da Formação Avançada em Jornalismo e Religiões, uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Tendo no horizonte imediato a realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023, com a presença do Papa Francisco, a iniciativa direciona-se para profissionais da comunicação social, outros profissionais com interesse na área e público em geral, funcionando em horário pós-laboral e em modelo presencial (sujeito a alteração em função das condições de saúde pública).