Estratégias de Comunicação e Comportamentos dos Consumidores nos Mercados Asiáticos

6 ECTs / Semestral / Português

No atual contexto, cada vez mais globalizado e em rápida e profunda mudança, é fundamental o conhecimento do comportamento dos consumidores na sociedade e cultura em que estão inseridos. Este conhecimento é sobretudo fundamental para a definição de estratégias ao nível da gestão e do marketing para mercados consolidados ou emergentes, como são muitos dos mercados asiáticos. Esta unidade curricular tem por objectivo principal fornecer e discutir modelos de comportamento do consumidor e a sua aplicação em mercados asiáticos. Os estudantes poderão, através de estudos de caso (v.g. China, Índia, Indonésia, etc.) aprofundar o conhecimento, de cariz teórico-prático, sobre a sociedade, cultura e comportamento dos consumidores asiáticos e da suas múltiplas cambiantes e novas tendências. Poderão, ainda, aplicar esse conhecimento na construção de um modelo de negócio concreto aplicado a um mercado ou um segmento de consumidores em contexto asiático, nomeadamente o dos mercados de luxo.

Docentes

Professor Auxiliar
Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Humanas (FCH, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa). Coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos (FCH…
José Alberto Lopes Costa, economista e doutorado pela Universidade da Extremadura. Sócio gerente da empresa Star Busy – Investimentos e Inovação, Lda…
Colaborador
Shenglan Zhou  é licenciada em Língua e Cultura Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin. Concluiu o mestrado em Estudos Asiáticos na…