Digitalização e Liderança da Mudança Organizacional

9h / Português

O teletrabalho e a transformação digital acentuaram a necessidade de liderar e gerir as mudanças organizacionais. Neste módulo analisar-se-ão os erros mais comuns em processos de mudança, bem como as técnicas e métodos para os ultrapassar. Dedicar-se-á uma atenção especial à identificação e gestão dos motivos que os profissionais podem ter para resistir à mudança, bem como à elaboração e a implementação de um plano de mudança.
Em ambiente de teletrabalho, a liderança ganha ainda mais importância nas dinâmicas de motivação, produtividade e sucesso organizacionais. É mais difícil monitorizar o trabalho, influenciar os profissionais e desenvolver laços de confiança e envolvimento. Por outro lado, há também novas oportunidades: pode ser mais fácil juntar online os mais capazes a todo o momento, é mais fácil delegar e dar autonomia, o tempo útil de trabalho pode aumentar e a transformação digital da organização, operacional e estratégia, pode ser favorecida. A liderança, no entanto, é chave para conseguir marcar o ritmo da mudança e manter um equilíbrio saudável e produtivo.

Docentes

Doutorado em Information Systems pela London School of Economics (LSE), Londres, e MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em…