Mariana Victorino é doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

É licenciada em Comunicação Empresarial pelo ISCEM/EFAP International (1995) e Mestre em Comunicação Empresarial (2010) pela mesma instituição, com uma dissertação intitulada “Metodologias Preventivas na Gestão da Comunicação de Crise”.

É docente universitária desde 1999, tendo exercido funções no Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Universidade Lusíada, Faculdade de Medicina (UTL) e Universidade Autónoma.

A par da sua carreira académica é directora-geral do OmnicomPRGroup (Porter Novelli, Ketchum, FleishmanHillard), agência de comunicação integrada num dos maiores grupos de comunicação do mundo – Omnicom Group (NYSE: OMC), onde exerce funções desde 2002.