Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-RIO) e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (UCP), com uma tese intitulada "Espreitando os bastidores - A metaficção em Carola Saavedra, Rui Macedo e António Lobo Antunes (2018). Durante o doutoramento atuou como bolsista da agência de fomento brasileira CAPES e recebeu bolsa de fomento à pesquisa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Literatura Portuguesa pelo Programa de Pós Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ (durante o mestrado em Literatura Portuguesa recebeu bolsa de fomento à pesquisa concedida pela CAPES). Graduada em Letras (Português e Literatura de Língua Portuguesa) pela PUC-RIO com bolsa de desempenho acadêmico. Agraciada com uma bolsa de iniciação científica concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro.

Na área editorial Rebeca Fuks atuou como organizadora do livro Postais dos trópicos, do escritor português contemporâneo Hugo Gonçalves (Leya, 2015). Foi aprovada em janeiro de 2015 no processo seletivo para docente substituto de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é idealizadora do curso de Literatura Portuguesa na Graduação de Letras do Centro Universitário de Patos de Minas.

Interesse nos seguintes temas: literatura contemporânea brasileira, literatura contemporânea portuguesa, literaturas africanas, metanarratividade, metaficção, narcisismo discursivo.