Sociologia I

5 ECTs / Semestral / Português

Introdução às características científicas e metodológicas das Ciências Sociais, em geral, e da Sociologia em particular, incluindo as questões elementares que constituem o seu corpus disciplinar.

Introdução ao estatuto científico e metodológico da Sociologia, incluindo a diferenciação relativamente a outras Ciências Sociais.

Análise das relações estabelecidas entre natureza, cultura e sociedade, em diferentes manifestações.

Abordagem preliminar da diferenciação social.

Análise e explicação da problemática da estratificação e da estrutura de classes, incluindo, ainda, a mobilidade e a mudança social.

Docentes

Nuno Estêvão Ferreira. Doutor em Ciências Sociais (especialidade Sociologia Política) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL…