Jornalismo de Investigação

5 ECTs / Semestral / Português

Jornalismo de Investigação (Eduardo Cintra Torres)

Esta disciplina tem como objetivo compreender o papel social do jornalismo de investigação na sociedade livre. Identificar constrangimentos estruturais e conjunturais ao seu desenvolvimento. Conhecer os processos de construção coletiva do jornalismo de investigação. Identificar as balizas éticas à sua prática. Reconhecer as fronteiras jurídicas do seu desempenho. Compreender a sua abrangência a todas as editoriais da redação e não apenas à politica. Medir as dificuldades técnicas da argumentação jornalística nestes processos. Conhecer e integrar alguns dos mais conhecidos estudos de caso nesta área em Portugal e no estrangeiro. Desenvolver um projeto de investigação, identificando etapas, opções, possíveis fontes e linha de argumentação.

Jornalismo de Investigação ( João Rocha)

A partir de casos concretos, contribuir para o conhecimento do que é o jornalismo de investigação e das questões que levanta.
Refletir sobre os métodos de trabalho do jornalismo de investigação e sobre os limites éticos.
Promover um espaço de iniciação à prática jornalística.
Desenvolver competências de investigação.

Docentes

Professor Auxiliar
Doutorado em Sociologia no ICS/UL (2010), Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE/UL, 2003) e Licenciado em História (FLUL, 1980…
Colaborador
Jornalista desde 1984, trabalhou nas agências noticiosas ANOP e LUSA e integrou depois a equipa fundadora do jornal Público, de cuja redação fez parte entre…