Mestrado em Linguística para Professores de Inglês Língua Estrangeira

Contactos

Gabinete de Marketing e Comunicação - Mestrados

E-mail: mastersfch@fch.lisboa.ucp.pt
Tel: 217 214 281

Mais Informações

Candidaturas 2019/2020

Early Bird: 1 de março a 8 de abril
1.ª Fase: 15 de abril a 31 de maio
2.ª Fase: 11 de junho a 19 de julho


Idioma:

Inglês

Horário:

Pós-laboral, das 18h30 às 21h30

Descrição do Programa


O Mestrado em Linguística para Professores de Inglês Língua Estrangeira propõe:

  • Dotar os professores de ILE de uma metalinguagem científica no âmbito da Linguística, que permita reforçar os ensinamentos da sala de aula.
     
  • Apurar e analisar a consciência crítica da língua e promover um aturado trabalho de reflexão que permita transferir a consciência linguística crítica para o ensino de ILE.
     
  • Renovar conhecimentos científicos da área da Linguística, essenciais para o ensino de língua estrangeira, nomeadamente a Semântica, a Sintaxe, a Pragmática e a Fonologia.
     
  • Dotar os professores de uma visão que interprete a língua como um sistema condicionado pelo meio social e cultural dos falantes, isto é, munir os professores de língua estrangeira do conhecimento e da capacidade de identificação dos importantes fatores pragmalinguísticos e sociolinguísticos que influem na língua e que interferem no seu ensino e aprendizagem (por exemplo, a valorização social de características fonológicas de dialetos e variedades específicas como condicionante da prática discursiva adotada na sala de aula). 
     
  • Identificar as interferências linguísticas de L1 (neste caso, o português europeu) na aprendizagem de língua estrangeira e compilar um pequeno acervo de dados exemplificativos de interferência linguística na aula de ILE, equipando os docentes com os meios necessários para adaptar sua a prática letiva às efetivas dificuldades e competências dos alunos de ILE.

Contactos

Gabinete de Marketing e Comunicação - Mestrados

E-mail: mastersfch@fch.lisboa.ucp.pt
Tel: 217 214 281