CECC_Literature_Global_LaGC


Literature and the Global Contemporary (LaGC) é um grupo de investigação constituído por investigadores de diferentes áreas dentro do campo dos Estudos Literários. Provenientes de diversos contextos e com uma experiência académica diversificada, do LaGC fazem parte tanto investigadores com uma carreira bem estabelecida como outros jovens e promissores. A título individual, o seu trabalho situa-se num amplo espectro de interesses e de projetos nas esferas da literatura, da literatura comparada, da teoria da literatura e da tradução literária.

A diversidade do grupo estende-se às tradições intelectuais dos seus membros, que não só incluem diferentes contextos literários nacionais, como também de história, teoria e crítica literárias, literatura comparada, tradução e estudos de cultura. É nesta diversidade que reside o cerne do trabalho deste grupo, uma vez que tal heterogeneidade converge num objetivo comum – objetivo este melhor sintetizado na perspetiva de Susan Sontag quanto ao que a literatura consegue realizar em cada um de nós: «It connects me with an enterprise that is over 2,000 years old. What do we have from the past? Art and thought. That’s what lasts.»

No seu conjunto, os investigadores estão comprometidos no desenvolvimento de um trabalho que combina os seus interesses com um determinado problema literário. Em reuniões regulares, são discutidas questões, metodologias e tópicos de análise, dando origem a uma reflexão que, sendo comum, permite, em última instância, dar estrutura e identidade aos projetos individuais e do grupo.

O maior contributo do LaGC para o CECC pauta-se a três níveis:

  • No reforço do enquadramento teórico e conceptual do CECC, enquanto um centro que, entre outros campos, se posiciona nos Estudos Literários;
  • Na discussão interna sobre a natureza e as funções da literatura no presente e em termos globais, sem esquecer o longo legado da literatura e tendo em conta o papel que pode desenvolver nas futuras metamorfoses da cultura ocidental;
  • Na reflexão sobre a reestruturação recíproca que ocorre entre literatura, cultura e tecnologia.

 

A equipa de investigadores:

Membros integrados

Alexandra Lopes 
Ana Matoso
Joana Moura
Jorge Fazenda Lourenço
Jorge Vaz de Carvalho
Maria Gabriela Fragoso
Maria Sequeira Mendes
Miguel Pedro Quadrio
Nuno Amado
Serena Cacchioli
Teresa Jorge Ferreira

Membros colaboradores

Joana Meirim
José Maria Vieira Mendes
Maria Filomena Barradas
Patrícia Anzini
Rebeca Leite Fuks

Alunos de doutoramento

Ana Catarina Brasil
Ana Salgueiro
Emily Duffy
Hugo Simões
João Oliveira
Madalena Quintela
María Falcón
Mariana Gonçalves
Nonna Pinto
Reuben Ross
Yang Yang

Próximos Eventos

16
Apr
09:00
17
Apr
17:00