Press News & Events

"Novidades". Nasceu há 100 anos o jornal que olhava a atualidade "com uma lente católica"

Friday, December 15, 2023 - 12:52
Publication
Renascença

Foi a 15 de dezembro de 1923, em Lisboa, que o "Novidades" começou a ser publicado como um jornal diário e nacional ligado à Igreja Católica. Mas, a aventura tinha já começado uns anos antes, no coração da capital. Em 1885, Emídio Navarro fundou a gazeta as "Novidades". Já nessa altura o nome não era original, outros jornais tinham saído anteriormente com essa mesma designação – precedida, ou não, do artigo definido ‘as’. Mas foi essa a opção dos fundadores.

A redação funcionou sempre no Chiado, até ser extinta, em 1913. O ressurgimento como jornal, 10 anos depois, coincidiu com a mudança de proprietário, diz à Renascença Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

(...)

“Há, de facto, uma grande presença da Igreja Católica na imprensa portuguesa, nessa altura, com meios que até conseguem competir com projetos mais comerciais. Claro que nunca teve a pujança financeira nem a capacidade de angariação de publicidade que tiveram, por exemplo, os jornais 'Diário de Notícias' ou 'O Século', mas, de certa forma, era neste campeonato que o Novidades se procurava colocar”, explica Nelson Ribeiro.

Artigo completo disponível na Renascença.