O modelo pedagógico das aulas tem um cariz analítico, prático, colaborativo e será realizado em regime de B-learning. Este método de ensino é composto por 42h lecionadas presencialmente e 42h lecionadas à distância. Este modelo misto possibilita que o corpo docente e os casos abordados tenham um caráter internacional.

A Formação Avançada estrutura-se em 5 módulos teórico-práticos, nos quais os estudos de caso apoiam as exposições teóricas. No final de cada módulo, serão realizados workshops, nos quais os alunos trarão produções visuais para serem analisadas em aula (no primeiro módulo os exemplos serão trazidos pelos docentes).

À exceção do primeiro módulo, todos os outros incluem uma aula em formato de mesa redonda, com convidados pertinentes de acordo com o tema do respetivo módulo, que apresentarão case studies e debaterão os temas propostos com os alunos. Estas aulas em formato de mesa redonda serão sempre online, ampliando assim o universo de convidados possíveis. Exemplos de alguns convidados e marcas relevantes são: Maria Guedes (influencer digital de moda, designer e stylist), Filipa Júlio (CEO e Fundadora da marca de sapatos Josefinas), Joana Dias da Cunha (CEO e fundadora do agregador de moda Fair Bazaar), Diana Ralha (Diretora de Comunicação da Bordallo Pinheiro), Paula Canadá (Diretora de Marketing da TAP), Catarina Vassalo (Cata Vassalo e #bettertogether), Rita Soares (co-fundadora da Cantê Swimwear), Luís Onofre (designer de sapatos, que produziu máscaras durante a pandemia), Amanda Britto (IED-Rio – influencer no blog “starving”), Constança Entrudo (designer têxtil), Salomé Areias (Country Coordinator da Fashion Revolution), Bárbara Bulhosa & Vera Tavares (Editora Tinta da China-PT), Amanda Britto (Prof. IED-Rio), Rick Yates (Prof. IED-Rio).

A avaliação será contínua, exigindo a participação em 2/3 das sessões e a realização de um trabalho individual, a entregar no final do curso. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto prático, no âmbito da Publicidade, Marketing, Comunicação Visual e Estudos de Cultura. Uma opção evidente será a revisão da identidade visual de uma marca ou a produção de um book trailer ou booklet, mas também poderá ser outro tipo de projeto, consoante o interesse dos alunos. A sua realização será acompanhada, ao longo dos vários módulos, especificamente nas sessões de workshop, e haverá também apoio à sua conclusão em regime de tutoria individual.

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt