História Contemporânea  II

5 ECTs / Semestral / Português

A disciplina de História Contemporânea II divide-se em duas grandes partes. Na primeira parte do programa são explorados os temas internacionais referentes ao pós-II Guerra Mundial, à Guerra Fria, à expansão do comunismo, à China, à descolonização e emergência do 3.º Mundo, ao islamismo e à geopolítica do Médio Oriente, ao sionismo e à questão israelo-palestiniana, ao nascimento e desenvolvimento da CEE/UE e, finalmente, ao fim da Guerra Fria e ao mundo atual, emergente a partir da década de 1990 e dos atentados terroristas de 2001.

A segunda parte, focando a história de Portugal, começa com a queda da Primeira República e a instauração da Ditadura Militar. Passa-se depois ao salazarismo, caracterizando a doutrina e ideologia dominantes, questionando a natureza do regime – autoritarismo ou fascismo – e destacando dois momentos cruciais, a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 50, justifica-se o apogeu do regime para de seguida se acompanhar o processo que conduz ao seu fim: a campanha de Humberto Delgado, a guerra colonial e o marcelismo. Na parte final, acompanha-se a Revolução do 25 de Abril, o PREC, a normalização democrática e o reencontro com a Europa, concluindo-se com uma reflexão sobre os desafios e estrangulamentos do Portugal do presente.

Docentes

Professor Associado com agregação
Historiador e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Foi Professor-Secretário (2005-2008…
Professor Auxiliar
Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, com tese sobre iconografia religiosa. É mestre em História da Arte e licenciado em…