Estratégias de Comunicação e Comportamentos dos Consumidores nos Mercados Asiáticos

6 ECTs / Semestral / Português

No atual contexto, cada vez mais globalizado e em rápida e profunda mudança, é fundamental o conhecimento do comportamento dos consumidores na sociedade e cultura em que estão inseridos. Este conhecimento é sobretudo fundamental para a definição de estratégias ao nível da gestão e do marketing para mercados consolidados ou emergentes, como são muitos dos mercados asiáticos. Esta unidade curricular tem por objectivo principal fornecer e discutir modelos de comportamento do consumidor e a sua aplicação em mercados asiáticos. Os estudantes poderão, através de estudos de caso (v.g. China, Índia, Indonésia, etc.) aprofundar o conhecimento, de cariz teórico-prático, sobre a sociedade, cultura e comportamento dos consumidores asiáticos e da suas múltiplas cambiantes e novas tendências. Poderão, ainda, aplicar esse conhecimento na construção de um modelo de negócio concreto aplicado a um mercado ou um segmento de consumidores em contexto asiático, nomeadamente o dos mercados de luxo.

Docentes

Professor Associado
Doutorado em Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação pelo ISCTE (2005); Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE (2002); e com…
Professor Auxiliar
Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Humanas (FCH, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa). Coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos (FCH…
José Alberto Lopes Costa, economista e doutorado pela Universidade da Extremadura. Sócio gerente da empresa Star Busy – Investimentos e Inovação, Lda…
Colaborador
Zhou Shenglan é licenciada em Língua e Cultura Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin. Concluiu o mestrado em Estudos Asiáticos na…