Ásia Digital: Modernização, Globalização e Media

6 ECTs / Semestral / Português

A unidade curricular “Ásia Digital: Modernização, Globalização e Media” pretende ser um espaço de reflexão e discussão de um conjunto de temáticas que visam compreender a relevância social da comunicação na Ásia contemporânea.

A presente unidade curricular propõe a análise dos Media enquanto “instituição-contexto”, i.e., enquanto uma das instituições culturais centrais na construção social da perceção cognitiva da realidade. Para tal, a unidade curricular centra-se no estudo das dinâmicas do setor dos Media, enquanto instituição cultural, política e económica.

A disciplina visa contribuir para o conhecimento teórico e reflexivo acerca do lugar dos Media na Ásia contemporânea, bem como para o desenvolvimento de capacidades críticas de “leitura” dos meios de comunicação. Este módulo visa dar instrumentos de análise que possibilitem a aquisição de competências de compreensão de determinada realidade sociopolítica através da observação dos media aonde essa realidade se inscreve.

Professor Associado
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Membro da Direcção do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC).
Professor Auxiliar
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Atualmente é Professora Auxiliar…