Ana Pinheiro

Locutora
MegaHits

"Para estar ao microfone é preciso muito mais que ter uma boa voz e, por isso, uma formação universitária de excelência tem de ser uma prioridade. É isso que oferece a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. O curso de Comunicação Social e Cultural cria oportunidades onde nós não vemos sequer possibilidades. Essa é a minha história. Um mês antes de terminar a licenciatura, fui convidada a concorrer a um casting da Mega Hits para rookie no Rock in Rio Lisboa. Foi o início da minha carreira na rádio. Entretanto já passaram mais de dois anos, e a minha história continua a escrever-se em estúdios, festivais de verão e todos os dias na MEGA Hits. A licenciatura em Comunicação Social e Cultural foi a melhor aposta que poderia ter feito."

Vasco Cotovio

Jornalista
CNN, Reino Unido

Foi precisamente há dez anos que comecei a minha licenciatura na FCH. Apesar de saber o que queria seguir, não sabia muito bem como lá chegar. Era ambicioso, mas talvez um pouco inseguro, e, apesar de inteligente, era um pouco vago. Mas tudo isso mudou depois da FCH.

Foi aí que consegui uma boa base cultural que, por um lado, me ajudou numa nova experiência de aprendizagem quando mais tarde me decidi candidatar ao Mestrado em Londres, e por outro, me tem ajudado no dia-a-dia da minha profissão. As línguas que o curso me ensinou e que me ajudou a consolidar foram também de grande importância: aprender uma nova língua e trabalhar outras que já dominava foi uma mais-valia e tem-me aberto muitas portas neste meio, sobretudo agora que trabalho mais em [histórias] internacionais.

Foi também na FCH que dei os meus primeiros passos no jornalismo, que comecei a fazer as primeiras reportagens, mais a brincar ou de uma forma um pouco amadora, as primeiras entrevistas, enfim, os primeiros trabalhos jornalísticos. E foi através da Universidade Católica Portuguesa que, posteriormente, consegui o meu primeiro estágio, na SIC Notícias, que acabou por se tornar o meu primeiro trabalho enquanto jornalista. Não menos importante, para finalizar, foi lá que fiz alguns amigos, amizades para a vida, sem as quais não estaria onde estou hoje, e que me têm acompanhado desde então. Foi, sem dúvida, uma experiência muito gratificante.”

Contactos

Gabinete de Marketing e Comunicação - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@fch.lisboa.ucp.pt
Tel: 217 214 293