Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estudou Sociologia da Comunicação e Cultura, Ciências da Educação, nas vertentes de Educação e Leitura e Arte-Terapia.

Tem mestrados em Livros e Leitura para Crianças e Jovens e em Didática da Língua e da Literatura, ambos da Universidade Autónoma Barcelona. Prossegue estudos de doutoramento na mesma área, com bolsa da FCT.

É coordenadora pedagógica e docente da Pós-Graduação em Livro Infantil na UCP e professora de Literatura Infanto-Juvenil e de outras disciplinas que cruzam arte e educação na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, nos cursos de licenciatura e mestrado.

Foi jurada de várias edições do Prémio Nacional de Ilustração. Integrou equipas de serviços educativos de instituições como o CAM (Fundação Calouste Gulbenkian) e o Museu Berardo. Faz parte da rede de especialistas da DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, traduz literatura infantil e participa frequentemente como oradora e professora convidada em encontros e cursos organizados por várias instituições culturais.