Doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Atualmente é Professora Auxiliar Convidada da FCH-UCP e coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing de Conteúdos, da EPGFA/FCH. Adicionalmente às atividades de lecionação exercidas na FCH-UCP, integra o corpo docente do doutoramento em Ciências da Comunicação, resultante de uma parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique, bem como o corpo docente do Mestrado em Comunicação Digital, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, do Centro Regional de Braga, da UCP. É investigadora principal no CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (UCP), onde integra também o Conselho Científico. É ainda investigadora no CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE).
Artigo

Constructing and deconstructing gender in second life

Carla Ganito & Cátia Ferreira (with Ferreira, C.). 2016. International Journal of Sociotechnology and Knowledge Development
Livro

Second life: The emergence of a new moneyscape

Cátia Ferreira (with Ferreira, C.). 2015. The Cultural Life of Money
Livro

Networks of belonging: Interaction, participation and consumption of mediatised content

Carla Ganito, Cátia Ferreira & Patrícia Dias (with Cordeiro, P.). 2013. Audience Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity
Artigo

Digital reading: The transformation of reading practices

Carla Ganito & Cátia Ferreira (with Cardoso, G.). 2012. ELPUB 2012 - Social Shaping of Digital Publishing: Exploring the Interplay Between Culture and Technology, 16th International Conference on Electronic Publishing
Artigo

Editorial

Capítulo de Livro

From the Coffee Table Album to the Mobile Phone

Cátia Ferreira 2012. New Media and Intercultural Communication: Identity, Community, and Politics
Artigo

Memory and heritage in Second Life: Recreating Lisbon in a virtual world

Artigo de opinião

Serialized Participatory Culture

Cátia Ferreira 2012. Observatório (OBS*), Special issue “Networked Belonging and Networks of Belonging” – COST ACTION ISO906, “Transforming Audiences, Transforming Societies”
Livro

Panic and Mourning