José Miguel Sardica

Professor Associado com agregação
Historiador e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Foi Professor-Secretário (2005-2008), coordenador da Área Científica de Estudos de Cultura (2008-2011), Diretor-Adjunto (2008-2012) e Diretor (2012-2016) da Faculdade de Ciências Humanas, UCP. É autor de cerca de 70 capítulos de livros e artigos em obras coletivas, revistas académicas e volumes de Atas, nacionais e internacionais. É autor de 13 livros sobre diferentes temas e épocas da história portuguesa contemporânea, e coeditou outros 6 livros. Apresentou cerca de 85 conferências e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais (Espanha, Itália, Grã-Bretanha e Estados Unidos da América), e coorganizou cerca de 20 Conferências/ Colóquios nas suas áreas de especialidade. Tem desenvolvido pesquisa em projetos universitários e é peer-review de revistas académicas. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Faculdade de Ciências Humanas, consultor do Centro de Estudos de História Religiosa e vogal da Direção da Sociedade Científica da UCP. É colunista e comentador da Rádio Renascença e tem tido presença regular em programas de rádio e televisão, em comentário histórico ou de atualidade política e cultural.
Artigo

Consenso, pacto e reforma na dinâmica política do liberalismo oitocentista português

José Miguel Sardica 2016. Aportes. Revista de Historia Contemporánea

Terminar a Revolução. A política portuguesa de Napoleão a Salazar