Ao longo do curso, e com vista à definição de critérios de Seleção, será apresentado, analisado e discutido um número substancial de livros para crianças. Abordaremos o livro de forma integral, do texto verbal às imagens, aos formatos, aos materiais... – todos estes elementos contam significativamente e é necessário saber lê-los em si mesmos e como um todo, e conhecer a relação com o destinatário infantil. Este trabalho será sempre feito em diálogo com os participantes e indo também ao encontro das suas próprias experiências.
Além da reflexão feita em contexto de aula, será semanalmente proposto um título que deverá ser lido (partilhado com as crianças) e analisado em casa. Deste modo, a formação estimulará a criação de uma biblioteca básica, orientada pela docente do módulo. Embora algumas aulas possam ser transmitidas em direto, em sistema de videoconferência, a participação no curso é presencial.
O curso é ainda complementado por três oficinas sobre Mediação da Leitura. Procurando melhorar as competências dos formandos no que toca à colocação de voz e à expressão corporal, estes workshops – necessariamente práticos, muito experimentais (e por isso não passíveis de transmissão em videoconferência) – ajudarão os participantes a melhorarem as suas competências de «leitores/contadores».
Na primeira parte do curso, haverá também uma conferência na área da Psicopedagogia, fundamentando a este nível a importância dos livros infantis na vida das crianças.

Contactos

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060