Nasceu em 1976 e é natural de Coimbra. É casada e mãe de 3 filhos.
É Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1998) e mestre em Marketing pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão).
É autora de dois livros: Licenciamento de Marcas e Personagens: Motivações, Implementação e Avaliação na Perspetiva do Licenciado e Marcas e Entretenimento: Product Placement em televisão. Importância na estratégia integrada de comunicação.
Sofia Moura exerce desde o dia 1 de Fevereiro as funções de diretora comercial da Federação Portuguesa de Futebol, ficando responsável por desenvolver ações de promoção da atividade e das marcas da FPF, para fins de agenciamento e angariação de contratos de publicidade e patrocínio, incluindo para o Canal 11.
Trabalhou no grupo Impresa desde 2001, no qual integrou diversas áreas da empresa, tendo sido nos últimos anos head of brand content & entertainment, nas quais foi responsável pela criação de programas, conteúdos editoriais e publicitários para marcas, bem como pela integração de marcas em conteúdos.