Teorias de Representação

5 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivo familiarizar os alunos com as principais correntes de análise teórica da representação cultural, através do estudo dos sistemas de representação. Ao examinar a produção e circulação de significados através da linguagem, os alunos deverão desenvolver competências de análise cultural, dentro do conceito de que a cultura é mais do que um conjunto de objectos (como a literatura, a pintura, a música ou programas de televisão): é, também, um processo e um conjunto de práticas. Através do estudo das representações, deverão ser desenvolvidas competências de interpretação sobre os significados partilhados dentro de uma mesma cultura, compreensão sobre o modo como os significados culturais organizam e regulam as práticas sociais, influenciam os comportamentos e têm efeitos práticos e reais. O estudo de diferentes teorias da representação e de diferentes casos, tanto no tempo como no espaço, deverá contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade relativamente à diferença, à alteridade e à decifração dos instrumentos que têm contribuído para construir e legitimar formações discursivas que conduzem a "regimes de verdade".

Professor Catedrático
Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde foi Vice-Reitora entre 2004 e 2012. Licenciou-se em Filologia…