Modelos de Educação e Intervenção Familiar

9 ECTs / Semestral / Português

Esta disciplina tem como objetivo dar a conhecer, analisar epistemologicamente e refletir criticamente sobre os diferentes modelos de educação e de intervenção familiar: educação conjugal e parental, orientação familiar, mediação familiar e terapia conjugal e familiar. Analisar diferentes metodologias no estudo da família, identificando vantagens, limitações e estratégias para as superar. Contribuir para a reflexão científica e deontológica sobre as práticas de intervenção em contexto familiar que visam a prevenção e minimização de riscos de disfunção familiar ou, numa perspetiva mais positiva, a promoção de recursos e competências dos indivíduos, potenciando o seu desenvolvimento equilibrado na família.

Docentes

Professor Auxiliar
Doutorada em Psicologia, com especialização em Psicologia da Família, pela Universidade de Lisboa (2013) e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia…
Professor Auxiliar
Doutorada em Psicologia (2015), especialização de Psicologia da Educação, pela Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia - Stress…