Análise do Discurso Mediático

6 ECTs / Semestral / Português

Sabendo que o discurso não é uma sequência de frases desconexas e que a vida em sociedade se processa através de manifestações discursivas onde os relacionamentos entre falantes não são despiciendos, importa conhecer e compreender os mecanismos de conversão da língua em discurso, conhecer a língua enquanto discurso, linguagem estruturada segundo normas prédefinidas. Deste estudo fazem necessariamente parte a pragmática do discurso e a teoria da enunciação, os estudos de género e de registo, a estruturação do discurso oral e do discurso escrito. Importa olhar o discurso à luz de uma correlação entre linguística e estrutura social, entre linguagem e poder, linguagem e ideologia. Aqui se irá trabalhar a descodificação das estratégias comunicativas através da análise e construção do discurso, escrito e falado. Saber criar um discurso nos seus vários géneros: argumentativo, expositivo ou simplesmente persuasivo. Saber falar em público, saber convencer uma audiência. Análise pormenorizada do género jornalístico e publicitário.

Docentes

Professor Auxiliar
Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa (FCH, UCP). É Investigadora no Centro de Estudos de Comunicação…