Rodrigo Queiroz e Melo

Professor Auxiliar
Professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UNL), onde coordena o Mestrado em Administração Escolar. É também Diretor Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e vogal da Direção da Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF). Coordenou o projeto QUALIS de auto-avaliação das escolas dos Açores e participou na equipa de avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades, onde coordenou o Eixo III. Foi membro do Observatório do Plano Tecnológico da Educação e pertence à equipa científica e técnica do Programa Aves (avaliação de escolas com ensino secundário) da Fundação Manuel Leão. Lecionou fiscalidade no Instituto Superior de Gestão, onde coordenou o Departamento de Ensino a Distância. Foi Chefe de Gabinete da Ministra da Educação do XVIº Governo. É licenciado em Direito e mestre e doutor em Ciências da Educação, especialização em Administração e Gestão Escolar. É perito da CAf Educação no European Institut of Public Administration. Publicou vários artigos e partes de livros sobre o sistema educativo português e sobre a escola numa perspetiva organizacional.
Capítulo de Livro

Os Jesuítas e a Liberdade de Educação em Portugal

Rodrigo Queiroz e Melo (with Rodrigo Queiroz e Melo). 2018.
Capítulo de Livro

Private Schooling in Portugal

Rodrigo Queiroz e Melo 2017. The Wiley Handbook of School Choice
Outras

As Guerras da Escolha da Escola

Artigo

Introduction to the Special Issue

Rodrigo Queiroz e Melo (with Fox, R.A.). 2015. Journal of School Choice
Artigo

Auto-avaliação e melhoria pressupostos organizacionais

Rodrigo Queiroz e Melo 2014. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Artigo

O novo estatuto do ensino particular e cooperativo

Rodrigo Queiroz e Melo 2014. E-publica Revista Eletrónica de Direito Público
Artigo

Relations Between Catholic Schools Funded by the State and the National Educational Inspectorate in Portugal-Freedom of Education With State Funding

Rodrigo Queiroz e Melo (with Queiroz E Melo, R.). 2013. Journal of School Choice