Rodrigo Queiroz e Melo

Professor Auxiliar
Professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UNL), onde coordena o Mestrado em Administração Escolar. É também Diretor Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e vogal da Direção da Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF). Coordenou o projeto QUALIS de auto-avaliação das escolas dos Açores e participou na equipa de avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades, onde coordenou o Eixo III. Foi membro do Observatório do Plano Tecnológico da Educação e pertence à equipa científica e técnica do Programa Aves (avaliação de escolas com ensino secundário) da Fundação Manuel Leão. Lecionou fiscalidade no Instituto Superior de Gestão, onde coordenou o Departamento de Ensino a Distância. Foi Chefe de Gabinete da Ministra da Educação do XVIº Governo. É licenciado em Direito e mestre e doutor em Ciências da Educação, especialização em Administração e Gestão Escolar. É perito da CAf Educação no European Institut of Public Administration. Publicou vários artigos e partes de livros sobre o sistema educativo português e sobre a escola numa perspetiva organizacional.
Capítulo de Livro

Os Jesuítas e a Liberdade de Educação em Portugal

Rodrigo Queiroz e Melo (with Rodrigo Queiroz e Melo). 2018.
Capítulo de Livro

Private Schooling in Portugal

Rodrigo Queiroz e Melo 2017. The Wiley Handbook of School Choice
Outras