Docente na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). Nascida no Canadá, concluiu o doutoramento em 2011, tendo apresentado uma tese sobre questões de relevância, modalidade e identidade no âmbito dos Estudos de Tradução Audiovisual, intitulada "Cracking the Portuguese Fairytale Mirror: a study of the Portuguese adaptation of William Steig's Shrek" Em 2007 obteve o grau de Mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ,em Estudos Comparados. É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses. A par do seu trabalho de mais de 15 anos no Ensino Superior, tem desenvolvido trabalho como tradutora e revisora de textos técnicos e como formadora de "Business English" em empresas nacionais e multinacionais. Tem publicado artigos sobre Tradução Literária, Tradução Intersemiótica e Audiovisual. É autora de "The Portuguese Adventure into Wonderland A Relevance-Theoretic Approach to Translation".
Outras

“L1 Interference, ICT and Cultural Literacy”

Jane Duarte 2019. The Importance of Being EFL or English for Tired Teachers – 2nd edition

Embracing Diversity in a Higher Education EFL classroom with Google Translate