Instituto Ciências da Família - Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060

Início: 12 de janeiro de 2019
Fim: dezembro de 2019
Candidaturas: até 21 de dezembro de 2018

Horário:

As sessões do curso decorrem aos sábados de manhã, numa periodicidade de duas manhãs de sábado por mês (9h-13h), excecionalmente alguns sábados o dia inteiro (9h-13h + 14h-18h).

Duração do Programa:
O curso terá um total de 72 horas letivas

ECTS: 18

Descrição do Programa

Das atividades do Instituto de Ciências da Família (ICF) têm feito parte ao longo dos anos diversas formações de duração variável em áreas relevantes para o estudo e intervenção com Famílias. Trata-se de um tipo de atividade destinado a públicos específicos que tem permitido, através de formações mais flexíveis, responder à procura de cursos de cariz mais prático por parte de instituições e serviços que atuam nesse domínio com objetivos de aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

Em parceria com a Pastoral da Família da Diocese de Lisboa e a Cáritas Diocesana de Lisboa, este curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar tem como objetivo favorecer a acessibilidade aos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos decorrentes da investigação sobre a família e a intervenção familiar.

Em concreto, pretende-se nesta formação promover o desenvolvimento de saberes e competências que permitam aos formandos:

• Valorizar a Família como núcleo fundamental da sociedade humana, prestando uma atenção integral ao indivíduo, ao casal, aos pais, à família nuclear ou alargada, em todas as suas dimensões;
  • Conhecer o desenvolvimento conjugal e familiar normativo enquanto processo dinâmico, sistémico e ecológico;
  • Compreender os contextos de risco e as situações não normativas, desafios e crises vividos pelos indivíduos, casais e famílias.

Síntese:

O Curso está estruturado em 4 módulos, com diferentes temas abordados em sessões de 4 horas cada, num total de 72 horas. Compreende um sistema de avaliação próprio cujo cumprimento permite a atribuição de 18 ECTS: (1) Processos e etapas de desenvolvimento do casal e da família. Modelos teóricos de estudo da família e implicações para a intervenção; (2) Contexto jurídico da intervenção familiar; (3) Antropologia e Teologia do Matrimónio e da Família; e (4) Questões éticas no acolhimento, orientação e encaminhamento familiar.

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt