História

Ao longo da sua história, a Faculdade de Ciências Humanas teve a capacidade de ler os sinais dos tempos, oferecendo, em cada momento, formações inovadoras, capazes de responder a diferentes necessidades da sociedade portuguesa. Assumindo-se, desde a sua fundação em 1972, como uma faculdade que procura rasgar novos horizontes do saber, a FCH tem vindo a desafiar cânones estabelecidos, tanto na investigação que produz como nos cursos que ministra. Já no final dos anos 80 e, no início dos anos 90, a Faculdade de Ciências Humanas passou por um profundo processo de reestruturação, após a criação das Faculdades de Direito e de Ciências Económicas e Empresariais. Em 1991, ano da refundação da FCH, foram lançados os cursos de Comunicação Social e Cultural e de Línguas Estrangeiras Aplicadas, que agora se encontram a celebrar os seus 25 anos e que se juntaram à licenciatura em Filosofia, então existente.

Cinco anos depois, em 1996, foi a vez de abrir a licenciatura em Serviço Social, o primeiro curso universitário oferecido em Portugal nesta área de estudos, e que comemora agora os seus 20 anos.

Recorda-se aqui alguns momentos marcantes nestes 25 anos da refundação da FCH:

2016

▪ Tomada de posse do Prof. Doutor Nelson Ribeiro como diretor da Faculdade de Ciências Humanas;

▪ 1.ª edição do My Career;

▪ Implementação do projeto FCH Sustentável;

▪ Lançamento de dois novos mestrados em Psicologia.

2015

▪ Entrada do mestrado em Ciências da Comunicação para o Top 30 da Europa Ocidental no ranking da Eduniversal ;

▪ Criação de parceria no doutoramento em Serviço Social com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;

▪ Atribuição do título Programa FCT ao Doutoramento em Estudos de Cultura / The Lisbon Consortium;

▪ Atribuição de uma Gulbenkian Professorship ao programa The Lisbon Consortium;

▪ Criação da Católica Languages & Translation;

▪ Inauguração do estúdio de televisão da FCH.

2014

▪ Entrada do mestrado em Estudos de Cultura para a 3.ª posição mundial do ranking da Eduniversal na área da Gestão das Artes;

▪ Início de The Global Scholar Exchange Program com a Kent State University;

▪ Lançamento do doutoramento em Estudos de Tradução, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;

▪ 1.ª edição do Programa Study in Portugal Network (SiPN), promovido pela FLAD.

▪ Lançamento do mestrado em Educação de Infância;

▪ Financiamento europeu da rede Culture@Work, de The Lisbon Consortium, na área dos Estudos de Cultura.

2012

▪ Tomada de posse do Professor Doutor José Miguel Sardica como diretor da Faculdade de Ciências Humanas;

▪ Lançamento do mestrado em Estudos Asiáticos, inserido no Consórcio de Estudos Asiáticos;

▪ Lançamento da licenciatura em Psicologia;

▪ Lançamento do Consórcio AETC – Atlantic Erasmus Training Consortium;

I International Spring School in Communication Studies.

I Lisbon Summer School for the Study of Culture;

▪ Lançamento do mestrado em Tradução;

▪ Integração do Consórcio de Estudos Asiáticos na FCH e relançamento do Instituto de Estudos Orientais;

I Fieldwork – Encontro anual para apresentação de trabalhos em curso dos investigadores seniores do CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura.

▪ Lançamento de The Lisbon Consortium.

2009

▪ Primeira licenciatura em Filosofia em regime de blended learning, em Portugal;

▪ Lançamento da Academia Júnior;

▪ Assinatura do Protocolo com a RTP;

▪ 10.ª edição do Prémio Traduzir.

▪ 1.ª edição da ExpoCarreiras;

▪ Lançamento do doutoramento interuniversitário em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global (PIUDHist – Programa Interuniversitário de Doutoramento em História), reestruturado em 2013/14, ano em que recebeu a qualificação de Doutoramento FCT.

▪ Criação da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada;

▪ Lançamento do mestrado em Ciências da Família;

▪ Lançamento do doutoramento em Ciências da Comunicação;

▪ Lançamento do doutoramento em Estudos de Cultura;

Summer School em parceria com Annenberg School for Communication da Universidade de Pensilvânia: «(In)Visible CultureCultural Conflict and Portuguese Society».

2005

▪ Tomada de posse da Professora Doutora Isabel Capeloa Gil como diretora da Faculdade de Ciências Humanas;

▪ Início do Processo de Bolonha;

▪ Lançamento do mestrado em Estudos de Cultura.

2003

▪ Lançamento da vertente de especialização Teaching English as a Foreign Language no mestrado em Línguas Estrangeiras Aplicadas;

▪ Lançamento do mestrado e doutoramento em Serviço Social.

▪ Lançamento do mestrado em Ciências da Comunicação;

▪ Lançamento do mestrado em Tradução e Culturas Comparadas.

1999

▪ Tomada de posse do Professor Doutor Mário Pinto como diretor da Faculdade de Ciências Humanas;

▪ 1.ª edição do Prémio Traduzir.

▪ I Regulamento da Faculdade de Ciências Humanas.

▪ Lançamento da licenciatura em Serviço Social.

▪ Lançamento do mestrado em Filosofia.

▪ Início do Programa ERASMUS.

1992

▪ Tomada de posse do Professor Doutor José Manuel Toscano Rico como diretor da Faculdade de Ciências Humanas;

▪ Lançamento do mestrado em Ciências da Educação.

▪ Refundação da Faculdade de Ciências Humanas;

▪ Lançamento da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e da licenciatura em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras Aplicadas;

▪ Autonomização, em novas faculdades, dos Cursos de Direito e de Ciências Económicas e Empresariais.