Pós-Graduação em Comunicação em Saúde

Total de horas: 150h

Total de ECTS: 20

Program Description

A pós-graduação de “Comunicação em Saúde” é um programa multi e inter-disciplinar que agrega profissionais das Ciências da Comunicação, Ciências Psicológicas e Ciências da Saúde. Tem como metas a prevenção de riscos, a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos e o incremento da literacia e numeracia em saúde, fundamentada numa comunicação eficaz para e com os cidadãos, baseada na evidência. Para este fim, é essencial potenciar competências em profissionais que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos, em diferentes níveis de comunicação: contextos de relação de proximidade e interação diádica com o cidadão (e.g. centros de saúde; hospitais; ações junto da comunidade;); interação em contextos de educação/ação em saúde pública e saúde ocupacional (e.g. escolas; locais de trabalho); interação em contexto organizacional entre entidades públicas/privadas e os cidadãos (e.g. DGS-Direção Geral de Saúde; ASAE-Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

Nos vários níveis, a comunicação em saúde deverá permitir alterar conhecimentos, cognições, emoções e capacitar os cidadãos, proporcionando recursos (e.g. informação sobre riscos e recomendações de saúde) com o objetivo de facilitar decisões informadas com impacto positivo na sua saúde e bem estar. Para isso, devem ser ultrapassadas barreiras à eficácia da comunicação, tais como: 1) uso de conteúdos, formatos e canais de comunicação ineficazes; e 2) não adaptação da comunicação às caraterísticas e motivações da audiência a que se destina.

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt