Pós-Graduação em Filosofia e Educação

Horário:
sextas-feiras das 17:30 às 20:30h
sábados das 9:30 às 12,30
Serão lecionados dois módulos em simultâneo

Duração do Programa:
96 horas presenciais

ECTS: 16

Program Description

A formação centra-se em quatro módulos fundamentais sobre as questões concetuais que se colocam hoje à Educação e à Filosofia da Educação.

Estes módulos são os seguintes:

• Filosofia da Educação;
  • Teorias Fundamentais das Ideias em Educação;
  • Epistemologia, Conhecimento e Aprendizagem;
  • Políticas Educativas - Tendências Globais.

Com estas áreas temáticas, estamos cientes que podemos atingir algumas questões que, não sendo fraturantes na sociedade portuguesa, podem ser estruturantes, tanto mais que pensar Educação e Sistemas Educativos não é tarefa que se possa fazer de ânimo leve.

Nestes quatro módulos são abordadas temáticas tão diferenciadas como (i) qual o fim da educação, (ii) a crise dos modelos tradicionais de ensino aprendizagem, bem como do seu suporte institucional, (iii) a concorrência entre a formação oferecida pelas instituições de ensino tradicionais e a formação oferecida por outro tipo de instituições, nomeadamente as ligadas ao mundo empresarial e da economia e da Igreja Católica, (iv) o acesso aos diversos graus de ensino de alunos provenientes de estratos sociais que tradicionalmente deles estiveram afastados (ou então confinados apenas aos graus mais baixos), com perspetivas e expetativa diferentes dos tradicionais frequentadores da escola, (v) as transformações nas expetativas das famílias em relação à formação recebida na escola, em parte reflexo das próprias transformações da estrutura familiar e da estrutura social.

No programa, a reflexão sobre a educação será feita num contexto nacional e internacional, procurando, não apenas uma reflexão de carácter teórico, mas também uma relação com a prática e os contextos profissionais dos alunos.

Terá igualmente em atenção o que se deve entender por «escolaridade» na abordagem do fenómeno educativo, bem como os desígnios da ação educativa que se traduzem, entre muitas outras, nas seguintes perguntas: Educar como e para quê? Educar na base de que modelos? Quem decide da legitimidade desses modelos e da validade da prática educativa que os pretende inculcar?

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt