Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens

Início: 22 de fevereiro de 2019
Candidaturas: até 31 de janeiro de 2019
Fim: junho de 2019
Pausa letiva: 15 a 28 de abril (férias da Páscoa)

Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) - 63 créditos

Horário:

6.ª feira - 17h30 às 21h30
Sábados - 9h00 às 13h00

Total de horas: 126h
Duração do programa: 5 meses
ECTS: 20

Program Description

O atual modelo português de proteção de crianças e jovens em risco procura estimular a participação ativa da comunidade, no sentido da prevenção (ou término) de situações suscetíveis de afetar o desenvolvimento humano de forma global (e.g., segurança, saúde, educação). Assim, a promoção dos direitos e a proteção de crianças e jovens é uma tarefa que, por imperativo ético e legal, compete concomitantemente ao Estado, sociedade civil organizada e aos cidadãos em geral. A cada um dos níveis de intervenção da pirâmide da subsidiariedade – 1.Entidades com competência em matéria de infância e juventude, como centros de saúde, escolas, entidades policiais, autarquias, IPSS, etc.; 2.Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ); e 3.Tribunais – corresponde um conjunto de competências ou responsabilidades específicas, que devem ser constantemente atualizadas à medida que também a legislação vai sendo alterada, como tem acontecido nos últimos anos.

A Pós-Graduação em “Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens” é um programa multi e interdisciplinar que apresenta uma abordagem integradora dos vários tipos de intervenção em cada um dos referidos níveis. Neste sentido, serão abordadas as especificidades, os desafios e os modelos de intervenção mais adequados associados às medidas de promoção e de proteção executadas no meio natural de vida (e.g., apoio junto dos pais ou outro familiar, apoio para a autonomia de vida) e em regime de colocação (Acolhimento Familiar, Acolhimento Residencial, Adoção). Pretende-se ainda promover competências transversais aos diferentes níveis e tipos de intervenção – gestão emocional e profissional, trabalho em rede, elaboração e interpretação de relatórios, planeamento e avaliação das intervenções –, essenciais para os profissionais que trabalham no contexto da promoção e proteção de crianças e jovens.

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt